...
list iconNotícias voltar

Burgos Raíz y Evolución | Castilla Folk 2018

Burgos

Os Ahkorda venceram o Concurso de Bandas Folk “Burgos Raíz y Evolución“ inserido no evento Castilla Folk  2018, um concurso internacional de música folk realizado em Burgos,Espanha, a 2 de Julho. O grupo constituído por jovens músicos portugueses, do distrito de Leiria, viu o seu mérito reconhecido pelo júri, entre 46 bandas participantes de diferentes países. 
Com um reportório de música portuguesa, David Carvalhana, Rafael Gomes, Samuel Louro, Patrick Ferreira e Daniel Pereira impressionaram durante 45 minutos, com sete temas de dança específica associada, tendo granjeado do público presente grande aceitação e adesão à dança. 
O júri, constituído por Fernándo Íñiguez (Radio 3), Fernando Aguirre (fundador Colectivo Yesca), Javier Moreno (músico) Fernando Díez (profesor de dulzaina) e Joaquín García (músico), destacou o trabalho dos Ahkorda, distinguindo-os com o primeiro lugar deste concurso. 
David Carvalhana explica que “optámos por um reportório português”, de seis temas, algo inédito num concurso internacional. Apresentaram o original “207” a par da recolha, com arranjos originais, “Subi ao cerro”, tema que dá nome ao primeiro álbum dos Ahkorda, lançado recentemente. 

A sua música é marcada pela reinterpretação da tradição, uma moderna abordagem da música de raiz tradicional, portuguesa e do mundo, que através das sensibilidades de cada um, tocam a doçura e a violência através de instrumentos que conversam, aprendem e constroem novas histórias e novas danças. Um projeto de onde se libertam sonoridades que transpiram ligação à terra, à tradição, à busca e ao encontro constante de uma entidade cultural. Um concerto onde a partilha de ideias e emoções, caminhará de braço dado com o intercâmbio entre tradições, culturas e gerações.

Link para a ouvirem a transmissão da Rádio 3 sobre o festival e sobre a nossa performance: http://www.rtve.es/m/alacarta/audios/taratana/taratana-raiz-evolucion-parapanda-15-07-18/4664426/?media=tve

 

Made by David Carvalhana